I9Action

Inove nas suas escolhas!

Subscribe
Add to Technorati Favourites
Add to del.icio.us
segunda-feira, 21 de abril de 2008

Cidade das Artes e Ciências

Publicada por Unknown

No antigo leito do Rio Turia, ergue-se um dos complexos cientifico - culturais mais importantes do mundo europeu: a Cidade das Artes e Ciências, construída por Santiago Calatrava e Felix Candela.

A construção do conjunto inicia-se em 1990, quando a "Generalitat Valenciana"(Câmara de Valencia) promove toda uma série de intervenções urbanísticas para a incorporação de Valencia no Terceiro Milénio, e como meio de recuperação da área urbana localizada entre o antigo leito do Turia e a auto-estrada de Saler.

O projecto era inicialmente composto por uma Torre de Telecomunicações, um planetário (o Hemisferic) e o Museu das Ciências Príncipe Felipe. Posteriormente o projecto foi alterado, substituindo a construção da Torre pelo Palácio das Artes, ainda em execução.


O Hemisferic ocupa uma área de 200 x 1.300m (aproximadamente 26.000m²) localizada entre o Museu de Ciências e o Palácio das Artes (Umbracle).

Está limitado ao norte e ao sul por duas piscinas rectangulares, emergindo delas como uma grande cúpula formada por uma parte central fixa (a c
oberta opaca), os elementos laterais móveis que funcionam como brises (ou guarda - sois), e a lateral transparente envidraçada. Esta cobertura de formato ovoidal protege uma esfera no seu interior.

A construção é composta por três corpos diferenciados. No extremo este situam-se a cafeteria, lojas e escritórios. No centro da cobertura a cúpula que abriga a sala de projecções, e no extremo oeste os serviços técnicos.


O Museu das Ciências Príncipe Felipe, inaugurado no mês de novembro passado, foi concebido como um museu aberto e dinâmico onde o lema principal é "é proibido não tocar". Ao longo dos seus 4.000m² o visitante passa pelas diferentes áreas que cobrem uma ampla gama de temas científicos, desde biologia e física até às mais avançadas tecnologias aplicadas à comunicação, construção , desporto, etc.

L'Umbracle, uma área composta por um jardim e um passeio - miradouro, foi concebido como um "terraço para o futuro"e convida a contemplar desde um ponto de vista superior todo o espetacular conjunto arquitetónico construído sobre o antigo leito do rio Turia, que se encontra sete metros abaixo da trama urbana da cidade.
L'Umbracle é a porta de entrada para a Cidade das Artes e das Ciências, constituída por uma área verde de 7.000m², com 320m de comprimento e 60m de largura.

O Palácio das Artes, ainda em fase de construção, será o centro artístico e cultural mais importante do mundo: arquitectura, engenharia e tecnologia de vanguarda para a criação de um espaço onde haverá lugar para todos os estilos desde os clássicos até as últimas tendências em ópera, teatro, musica e dança, contando com três auditórios:

• Sala principal com capacidade para 1.800 pessoas
• Sala de câmara para 400 pessoas

• Auditório ao ar livre, situado a grande altura, para 2.500 pessoas.
Finalmente, o conjunto completa-se com o Parque Oceanográfico, projectado por Félix Candela, uma autentica cidade submarina de 80.000m², com túneis envidraçados e réplicas perfeitas de sectores costeiros com águas de diferentes qualidades, que permitem conhecer os animais representativos de cada zona da Terra.

Conta com uma zona recreativa composta por um restaurante flutuante submarino, uma fonte para espetáculos de luz - som - água, e o maior aquário da Europa para espetáculos. Possui também áreas envidraçadas para observar o trabalho dos mergulhadores e um túnel submarino de 70m de comprimento.

0 comentários: