Uma das lendas associadas á origem deste jogo, relata que um jovem e poderoso Rei da Ìndia chamado Kaid, tinha como principal paixão e divertimento, a guerra. A certa altura porém, tendo vencido todos os inimigos, ficou sem ter com quem combater e a sua vida tornou-se muito aborrecida. Decidiu então pedir conselho ao seu vizir
Sassa:
“ Os pensamentos de guerra e disputas não me saem da cabeça; ao adormecer á noite, só sonho com batalhas e conquistas e de manhã, ao acordar, ainda tenho a cabeça cheia das lutas e vitórias que tive durante a noite. Tu sabes que hoje não existe um único rebelde ou inimigo, nos meus domínios ou arredores, com quem possa combater. Repugna-me, por sentido de justiça e bom senso, iniciar uma contenda sem um motivo válido. Aliás ao proceder desse modo, certamentea cabaria por sofrer o justo castigo de Deus; O meu reino correria mesmo o risco de desaparecer, pois uma governação baseada na falsidade e na opressão não assegura a necessária estabilidad e prosperidade.
Diz-me pois Sassa, tu que és velho e grande em sabedoria, o que devo fazer para retomar a minha paz de espírito e acalmar este aborrecimento e frustração? “
Sassa lembrou-se então de um jogo algo estranho, inventado por um antigo sábio grego chamado Hermes, recentemente introduzido na Índia por Alexandre e os seus soldados, que o jogavam nos tempos de lazer. O jogo simulava uma batalha, num campo formado por um tabuleiro com 112
quadrados, onde se movimentavam 56 peças representando personagens militares de diversas patentes. Sassa simplificou o jogo, reduziu o número de quadrados do tabuleiro para 64 e o número de peças para 32.
Naturalmente, as regras do jogo reproduzem algumas das realidades da guerra, como seja a importância decisiva de manter o Rei vivo apesar da sua reduzida capacidade operacional, o grande poder operacional conferido ás diversas personagens que constituem a sua corte, a possibilidade de todos os oficiais fazerem movimentos de recuo táctico no campo de batalha, o que porém é vedado aos peões ( soldados ). Destes, os mais corajosos podem no entanto vir a ser promovidos a oficiais.
Sassa explicou o jogo ao Rei que rápidamente o aprendeu e começou a jogar com enorme satisfação e prazer. O seu entusiasmo foi de tal ordem que ofereceu a Sassa a possibilidade de escolher qualquer recompensa que quisesse, pois estava disposto a recompensá-lo com uma enorme fortuna.
Sassa, depois de pensar um pouco, decidiu oferecer ao seu Rei uma última lição de humildade e pediu-lhe apenas um grão de arroz pelo primeiro quadrado do tabuleiro do jogo, dois pelo segundo quadrado, quatro pelo terceiro e assim sucessivamente, dobrando a quantidade de arroz para cada um dos 64 quadrados.
O Rei ficou admirado e a princípio pensou que talvez o seu Vizir estivesse já a ficar senil mas, tendo o mesmo confirmado ser essa a sua vontade mandou satisfazer-lhe o pedido.
Infelizmente cedo percebeu que era incapaz de dar a Sassa a recompensa prometida, pois o número de grãos que teria de lhe dar seria astronómico:
18.446.744.073.709.600.000
Se admitirmos que cada 100 bagos de arroz pesa cerca de 1 grama, aquela quantidade de bagos representaria mais de 184.467 milhões de toneladas de arroz!!!
Esta é uma das várias lendas sobre as origens do Xadrez moderno, mas na verdade não se sabe ao certo quem o inventou, sabendo-se apenas que é muito antigo e passou ao longo dos séculos por diversas versões, tanto no formato como nas regras.
Sassa:
“ Os pensamentos de guerra e disputas não me saem da cabeça; ao adormecer á noite, só sonho com batalhas e conquistas e de manhã, ao acordar, ainda tenho a cabeça cheia das lutas e vitórias que tive durante a noite. Tu sabes que hoje não existe um único rebelde ou inimigo, nos meus domínios ou arredores, com quem possa combater. Repugna-me, por sentido de justiça e bom senso, iniciar uma contenda sem um motivo válido. Aliás ao proceder desse modo, certamentea cabaria por sofrer o justo castigo de Deus; O meu reino correria mesmo o risco de desaparecer, pois uma governação baseada na falsidade e na opressão não assegura a necessária estabilidad e prosperidade.
Diz-me pois Sassa, tu que és velho e grande em sabedoria, o que devo fazer para retomar a minha paz de espírito e acalmar este aborrecimento e frustração? “
Sassa lembrou-se então de um jogo algo estranho, inventado por um antigo sábio grego chamado Hermes, recentemente introduzido na Índia por Alexandre e os seus soldados, que o jogavam nos tempos de lazer. O jogo simulava uma batalha, num campo formado por um tabuleiro com 112
quadrados, onde se movimentavam 56 peças representando personagens militares de diversas patentes. Sassa simplificou o jogo, reduziu o número de quadrados do tabuleiro para 64 e o número de peças para 32.
Naturalmente, as regras do jogo reproduzem algumas das realidades da guerra, como seja a importância decisiva de manter o Rei vivo apesar da sua reduzida capacidade operacional, o grande poder operacional conferido ás diversas personagens que constituem a sua corte, a possibilidade de todos os oficiais fazerem movimentos de recuo táctico no campo de batalha, o que porém é vedado aos peões ( soldados ). Destes, os mais corajosos podem no entanto vir a ser promovidos a oficiais.
Sassa explicou o jogo ao Rei que rápidamente o aprendeu e começou a jogar com enorme satisfação e prazer. O seu entusiasmo foi de tal ordem que ofereceu a Sassa a possibilidade de escolher qualquer recompensa que quisesse, pois estava disposto a recompensá-lo com uma enorme fortuna.
Sassa, depois de pensar um pouco, decidiu oferecer ao seu Rei uma última lição de humildade e pediu-lhe apenas um grão de arroz pelo primeiro quadrado do tabuleiro do jogo, dois pelo segundo quadrado, quatro pelo terceiro e assim sucessivamente, dobrando a quantidade de arroz para cada um dos 64 quadrados.
O Rei ficou admirado e a princípio pensou que talvez o seu Vizir estivesse já a ficar senil mas, tendo o mesmo confirmado ser essa a sua vontade mandou satisfazer-lhe o pedido.
Infelizmente cedo percebeu que era incapaz de dar a Sassa a recompensa prometida, pois o número de grãos que teria de lhe dar seria astronómico:
18.446.744.073.709.600.000
Se admitirmos que cada 100 bagos de arroz pesa cerca de 1 grama, aquela quantidade de bagos representaria mais de 184.467 milhões de toneladas de arroz!!!
Esta é uma das várias lendas sobre as origens do Xadrez moderno, mas na verdade não se sabe ao certo quem o inventou, sabendo-se apenas que é muito antigo e passou ao longo dos séculos por diversas versões, tanto no formato como nas regras.
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