I9Action

Inove nas suas escolhas!

Subscribe
Add to Technorati Favourites
Add to del.icio.us
quinta-feira, 15 de maio de 2008

61ª Edição do Festival de Cannes

Publicada por Unknown





A 61ª edição do Festival de Cinema de Cannes teve início, oficialmente, esta quarta-feira às 23h30, com a exibição do filme «Blindness», uma adaptação cinematográfica da obra de Saramago pelo brasileiro Fernando Meirelles.

Estão já confirmadas as presenças de vários actores internacionais no evento. Sean Penn, Julianne Moore, Mark Ruffalo, Gael Garcia Bernal e Danny Glover são algumas das estrelas que se farão representar em Cannes.

Manoel de Oliveira estará em Cannes para ser homenageado pela organização do festival pelo seu contributo para a história do cinema.

«Blindness», que fará a antestreia mundial sem a presença do escritor português, integra ainda a competição oficial ao lado de outras 21 longas-metragens. Em competição pelo prémio máximo, a Palma de Ouro, estão ainda, entre outros, «Adoration», de Atom Egoyan, «Che», de Steven Soderbergh, «Changeling», de Clint Eastwood, «Linha de Passe», de Walter Salles e Daniela Thomas, e «Palermo Shooting», de Wim Wenders.

Fora de competição, o destaque tem sido dado às exibiç

ões de «Indiana Jones e o reino da caveira de cristal», com o regresso do mais aventureiro dos arqueólogos quase vinte depois de estreada a trilogia, do documentário «Maradona», de Emir Kusturica, e do mais recente filme de Woody Allen, «Vicky Cristina Barcelona».

Nesta edição do festival de Cannes, que termina a 25 de Maio, haverá apenas dois filmes portugueses em exibição oficial: «Aquele querido

mês de Agosto», de Miguel Gomes, que passará na Quinzena de Realizadores, e a animação «Até ao texto do mundo», de Carlos Silva, António Costa Valente e Vítor Lopes.

Quentin Tarantino, Palma de Ouro em 1994 com «Pulp Fction», vai dar uma aula de cinema.

Fonte: www.cinema.iol.pt

0 comentários: