O rumor que corria há alguns dias foi confirmado ontem à tarde, num comunicado da direcção do Festival de Cannes. O filme «Blindness», do realizador brasileiro Fernando Meirelles («Cidade de Deus», «O Fiel Jardineiro»), vai abrir a edição deste ano do certame, que decorre entre 14 e 25 de Maio.
Com argumento da autoria do guionista, actor e realizador canadiano Don McKellar, «Blindness» é uma co-produção independente entre o Brasil, o Canadá e o Japão.
O filme conta com interpretações, entre outros, de Julianne Moore, Mark Ruffalo, Alice Braga, Danny Glover, Gael García Bernal e do próprio McKellar, e passa-se numa cidade não referenciada onde toda a gente fica cega subitamente, menos a mulher de um médico. O estranho fenómeno provoca a derrocada da ordem social. O livro de José Saramago foi publicado em 1995.
Fernando Meirelles tem documentado os trabalhos do filme num blogue criado para o efeito, em blogdeblindness.blogspot.com. O cineasta brasileiro rodou Blindness em São Paulo, mas manteve o anonimato da localização da história, tal como foi exigido à produção pelo próprio Nobel da Literatura. O site oficial do filme encontra-se em www.blindness-themovie.com, podendo já lá ser visto um trailer.
A «Cidade de Deus», o filme co-assinado com Kátia Lund, que deu projecção internacional ao realizador brasileiro, foi apresentado no Festival de Cannes em 2002.
Desde a semana passada que vários grandes jornais europeus especulavam sobre a possibilidade de «Blindness» vir a abrir Cannes. O filme está também na Selecção Oficial, pelo que competirá para a Palma de Ouro.
Fonte: Diário de Notícias
Welcome
quinta-feira, 8 de maio de 2008
«Blindness» segundo o livro de Saramago abre Cannes
Publicada por Unknown
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
0 comentários:
Enviar um comentário