I9Action

Inove nas suas escolhas!

Subscribe
Add to Technorati Favourites
Add to del.icio.us
quinta-feira, 6 de março de 2008

Hidrogénio em Genebra

Publicada por Unknown


Ainda não inaugurou e já dá o que falar. O Salão de Genebra, que tem o seu início esta quinta-feira, na Suíça, terá no Morgan Lifecar Concept um dos protótipos mais aguardados.
O caso não é para menos, trata-se de um veículo desportivo com emissão zero de dióxido de carbono para a atmosfera e, ainda assim, capaz de atingir os 145km/h.
A marca já divulgou imagens e informações sobre o Lifecar, que é movido integralmente a hidrogénio e praticamente não faz barulho em andamento. Do tubo de escape doveículo saem apenas água e vapor de água.
Numa altura em que, cada vez mais, se buscam formas de evitar a poluição do ambiente, este tipo de veículos assume uma importância preponderante, visando dotar o mercado com alternativas mais ecológicas.
O Lifecar assume uma estética baseada no Morgan Aero-8 roadster, mas poupando muito no peso. O modelo possui duas células avançadas de combustível e permite armazenar energia suficiente para permitir ao veículo um alcance de 400 km por tanque de hidrogénio.

Três anos e 2,5 milhões Este é um projecto que durou três anos e custou 2,5 milhões de euros. Foi desenvolvido por um consórcio de companhias britânicas e várias universidades, com financiamento pelo governo britânico.
Em entrevista à BBC, um responsável da Morgan indicou que ainda não foi possível fazer o primeiro test-drive ao Lifecar, o que acontecerá até ao final do Salão de Genebra.
Pelos dados que a marca reuniu, o Lifecar permitirá atingir os 100km/h em apenas sete segundos, o que, para um carro sem emissões de dióxido de carbono, é considerado altamente satisfatório.
O Lifecar é um protótipo, mas a Morgan não exclui a hipótese de o lançar no mercado. O principal obstáculo ainda reside na escassez de infra-estruturas de abastecimento de hidrogénio, que poderão ser dispendiosas.
Está também a ser estudada a possibilidade de converter os veículos a diesel para hidrogénio.

Fonte: www.destak.pt

0 comentários: