I9Action

Inove nas suas escolhas!

Subscribe
Add to Technorati Favourites
Add to del.icio.us
quinta-feira, 6 de março de 2008

Teatro Especial: 6.º festival nacional com actores portadores de deficiência

Publicada por Unknown

Santarém, 05 Mar (Lusa) - A 6ª edição do Festival Nacional de Teatro Especial (FNATES), feita por actores portadores de deficiência, decorre de sexta a segunda-feira em Abrantes.

Organizado pelo Centro de Recuperação Infantil de Abrantes (CRIA), que este ano comemora os 31 anos, o FNATES abre dia 07 de Março à tarde com a coreografia "Seguindo em Frente", uma homenagem a Carlos Martinez pelo CRINABEL Teatro.

Segue-se "Sonhos em Flash", pelo grupo O Imaginário, da Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM) de Évora, e, à noite, a "História do Senhor Kauner", pelo Espaço T - Teatro a Metro, do Porto.

Sábado à tarde, o Grupo de Artistas da CERCI Lisboa leva à cena as peças "Re-Nascer" e "O mundo está nas nossas mãos", sendo a noite preenchida pelo grupo Era uma vez Teatro, da APPACDM do Porto, que interpretará "Escuta-me", de Mónica Cunha.

"À chuva choramingas", pelo CRIARTE, Grupo de Teatro do Centro de Recuperação Infantil de Abrantes, é a peça agendada para domingo à tarde, ficando para a noite desse dia "Dom Quixote", de Miguel Cervantes, pelo Grupo Alma Grande, da APPACDM de Setúbal.

O festival encerra segunda-feira à tarde com uma participação especial do grupo cultural abrantino Palha de Abrantes, o único participante em que os actores não são portadores de deficiência, que representará a peça "A Preguiça".

Para o CRIA, o FNATES promove "um trabalho de retaguarda cultural e, simultaneamente, de vanguarda humanista, onde a arte e a deficiência se aliam num desafio à mudança de atitudes sociais".

O CRIA é uma instituição com projectos nas áreas da educação, formação e integração de crianças, jovens e adultos portadores de deficiência.

A ideia da realização de um festival nacional surgiu em 2001, por ocasião do 25º aniversário da instituição, numa tentativa de mostrar os projectos que usam as artes como terapia, desenvolvidos por várias instituições dedicadas aos cidadãos portadores de deficiência.

0 comentários: