Tunes(português europeu)(تونس, Tūnis, em árabe) é a capital da Tunísia e da província de Tunes, com uma população de 728 453 habitantes (2004). Certas fontes estimam a população da Grande Túnis em cerca de 2 milhões de habitantes.
Situada num grande golfo do mar Mediterrâneo - o golfo de Tunes -, do qual é separada pelo lago de Tunes e o porto de La Goulette (Halq al Wadi), a cidade estende-se pela planície costeira e pelas colinas que a cercam. A medina é cercada por bairros mais recentes (da era colonial e posterior). Em torno da cidade encontram-se os subúrbios de Cartago, La Marsa e Sidi Bou Said.
A medina, declarada Património Mundial em 1979, é o centro da cidade: uma densa aglomeração de vielas e passagens cobertas, com cores e aromas intensos, comércio activo e agitado e uma quantidade de bens em oferta que vão do couro ao plástico, do estanho à filigrana, das lembranças para turistas ao trabalho de pequenas lojas de artesanato.
A cidade moderna, ou Ville Nouvelle, começa no Portão do Mar (Bab el Bahr) e é cortada pela grande avenida Bourguiba, onde os edifícios da era colonial contrastam com estruturas menores. Como capital nacional, Tunes é o centro da atividade comercial tunisiana, bem como o foco da vida política e administrativa do país.
Acredita-se que os fenícios teriam fundado Tunes no século VI a.C.. A cidade atual foi construída enquanto estava sob o controle do governo francês (1881-1956) e, quando o país se tornou independente, Tunes passou a ser sua capital
Ocupa um istmo elevado e está dividida em duas partes: a antiga cidade amuralhada muçulmana e o distrito europeu, mais recente. As ruas da área antiga possuem inúmeros bazares e esplêndidas mesquitas.
No bairro muçulmano, também se encontra o palácio do Bei e a mesquita da Oliveira (732 d.C.). A Universidade (1960) também está localizada nessa cidade. As ruínas da antiga cidade de Cartago encontram-se nas cercanias
0 comentários:
Enviar um comentário