I9Action

Inove nas suas escolhas!

Subscribe
Add to Technorati Favourites
Add to del.icio.us
segunda-feira, 21 de abril de 2008

Versão Final de Blade Runner

Publicada por Unknown


O filme de ficção científica «Blade Runner», de Ridley Scott, volta aos cinemas portugueses na próxima quinta-feira, numa nova versão comemorativa dos 25 anos, desde que estreou em 1982, escreve a Lusa.

A versão que estreia quinta-feira, apenas em Lisboa, foi remasterizada, inclui novos efeitos especiais, cenas inéditas e outras que Ridley Scott acrescentou especificamente para assinalar os 25 anos de vida do filme.

Esta é uma oportunidade de ver no ecrã grande um filme que já teve cinco versões diferentes, mas que se mantém um objecto cinematográfico de culto na área da ficção científica.

«Blade Runner - Perigo Eminente», estreado nos Estados Unidos em 1981, baseia-se no romance «Do Androids Dream of Electric Sheep?», que Philip K. Dick escreveu em 1966.

Numa Los Angeles futurista de 2019, o agente Rick Deckard (Harrison Ford) é chamado para eliminar um grupo de andróides que desejam ser humanos, entre os quais se encontram Roy Batty (Rutger Hauer).

Há ainda uma mulher, Rachael (Sena Young), que se cruza no caminho de Deckard e que desconhece que também ela não é humana.

Com cenários e ambientes negros que fazem lembrar «Metrópolis», de Fritz Lang, «Blade Runner» faz hoje parte de uma galeria do notáveis filmes de ficção científica que é mais do que uma colagem de efeitos especiais, apresentando uma trama com dilemas morais e filosóficos e que abordava questões como a clonagem e a engenharia genética.

Não é por acaso que na Finlândia, por exemplo, o filme tenha estreado com o título «Blade Runner - Metrópolis 2020».

Nomeado para dois Óscares, a primeira versão do filme estreou em Portugal em 1983, no festival Fantasporto, que voltou a exibir nova versão nos anos 1990.

Fonte: www.cinema.iol.pt

Trailer


0 comentários: