I9Action

Inove nas suas escolhas!

Subscribe
Add to Technorati Favourites
Add to del.icio.us
quarta-feira, 30 de abril de 2008

Robótica Servil

Publicada por Unknown


Numa sala de estar do futuro, um homem faz um gesto no sofá. Um robot desliza na sua direcção e pergunta-lhe o que deseja. Chá, responde ele. Na cozinha, outro robot enche uma chávena e entrega-a ao humanóide sobre rodas que, guiado por sensores instalados no chão e na mobília, o entrega sem entornar uma gota.
Esta poderá vir a ser a forma como muitos idosos serão tratados dentro de uma década ou duas: nos seus lares, por robots. O robot que entrega e o que serve o chá foram apresentados no inicio deste ano numa demonstração na Universidade de Tóquio. Até agora, conseguem apenas desempenhar as suas tarefas num quarto especialmente equipado.
O robot Domo (calão japonês para "obrigado") executa tarefas domésticas mais complicadas, como guardar as compras. Avaliar o tamanho de um objecto é dificil para um humanóide, mas Domo agarra e avalia o tamanho de um objecto e guarda-o de forma eficiente. O robot consegue também preparar uma bebida, apertar as mãos e esboçar um abraço. O designer de Domo, Aaron Edsinger, investigador estagiário do MIT, espera que um robot como este seja um dia comercializado por cerca de 30 mil euros.
Até lá, os consumidores terão de se contentar com máquinas especializadas mais simples, como desinfectantes robóticos para sanitas. Os cépticos, como Sebastian Thrin, perito em robótica da Universidade de Stanford, afirmam que as pessoas não precisarão de nada disso. "Uma máquina de lavar a loiça é muito mais apropriada para lavar pratos do que um robot".



0 comentários: